Infografia: como a religião vai evoluir até 2050

O Islamismo vai ser a única religião que vai crescer mais em percentagem do que a população mundial. Em 2050, os muçulmanos vão ser quase tantos como os cristãos. Mas as pessoas estão menos religiosas

0

A Pew Research Centre, uma instituição que estuda os assuntos e comportamentos que influenciam a sociedade nos Estados Unidos e no mundo, lançou novos dados sobre o papel que a religião ocupa na vida da população mundial. Conclusões: o islamismo vai ser a única religião que vai crescer mais em percentagem que a população mundial, o que faz com que a percentagem de população muçulmana está cada vez mais próxima da população cristã, mas há cada vez mais pessoas não religiosas.

Os britânicos, escreve o Telegraph, têm a sensação de que o Reino Unido está a tornar-se um país menos cristão, com o número de anglicanos a diminuir exponencialmente: em 1983, 40% dos inquiridos dizia ser anglicano, mas esse valor baixou para menos de um quinto em 2013. Agora, em Inglaterra apenas 21% das pessoas admite que a religião ainda ocupa um papel importante na sua vida. Abaixo deste país estão apenas a Rússia, a China, a Coreia do Sul, França e Japão, ainda menos religiosos. Já nos Estados Unidos 53% dos inquiridos afirma que a religião é muito importante na sua vida.

Os cinco países onde a religião ocupa mais importância na vida da população são a Etiópia, o Senegal, a Indonésia, o Uganda e o Paquistão. Nestes países, a percentagem de pessoas que admitiram que a religião é essencial no seu quotidiano varia entre os 98% e os 93%. Em último lugar da lista apresentada pela instituição estão a China, o Japão, França, Austrália e Coreia do Sul. No caso dos chineses, apenas 3% das pessoas admitiu dar importância à religião.

Estes são os números em Portugal: 60% dos portugueses admitem ser religiosos, enquanto menos de metade desta percentagem (28%) diz não ser religiosa. Os ateus, segundo este inquérito, correspondem a 9% da população portuguesa, enquanto 2% não sabe o que responder quando questionado sobre os seus posicionamentos religiosos.

Mas como será o futuro da religião? O Observador organizou uma infografia sobre o futuro das religiões segundo o relatório da Pew Research Centre sobre esse assunto. Pode consultá-lo aqui em baixo.

Artigos relacionados